Domingos das 15:00 as 17:00 da tarde

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A Instituição da Primeira Páscoa

DEUS (JEOVÁ) instituiu a Páscoa quando os israelitas ainda estavam no Egito, e depois ordenou que se comemorassem em memória a celebração pela libertação de Israel. Veja como aconteceu segundo as Escrituras:
                
Êxodo 12. 1 - 14

1  E FALOU o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:
2  Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
3  Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
5  O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.
6  E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.
7  E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
8  E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
11 Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.
14 E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.





Muitas pessoas se enganam achando que a Páscoa consiste em comer chocolates, doces, etc. Mas vimos no texto acima que a verdadeira Páscoa, instituída por Deus, não tem nada a ver com isso.
A celebração da Páscoa é um culto, conforme está escrito:


                                                      Êxodo 12. 25,26 e 27.


25 E acontecerá que, quando entrardes na terra que o SENHOR vos dará, como tem dito, guardareis este culto.
26 E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este?
27 Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.




Infelizmente na atualidade, em vez de um cordeiro (figura representativa de Cristo) colocam um coelho. A celebração da Páscoa não tem sido valorizada como deveria ser, sem falar que o coelho é tido por Deus como um animal imundo, descrito em Deuteronômio 14. 7: Porém estes não comereis, dos que somente ruminam, ou que têm a unha fendida: o camelo, e a lebre, e o coelho, porque ruminam mas não têm a unha fendida; imundos vos serão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário