Domingos das 15:00 as 17:00 da tarde

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CARACTERÍSTICA BÍBLICA


A Bíblia é sagrada, pois e divinamente inspirada por Deus II Tm 3:15-17. Deus precisava de um meio seguro para comunicar as gerações sucessivas a sua Palavra em toda a sua pureza e este meio e um livro, a Bíblia que é a Palavra de Deus. A Bíblia ao invés de ser apenas uma coleção de livros simplesmente ajuntados para formarem um livro tem um plano e uma estrutura, pode ser comparada a um prédio construído conforme a planta. Deus é o arquiteto e o construtor e foi Ele quem desenhou este grande templo da verdade, empregando os escritores como operários cada um fazendo o seu serviço determinado a fim de completar este templo de incomparável beleza, que é a Palavra de Deus. Hoje, a Bíblia pode ser encontrada no mundo todo em 2.261 línguas, sendo o livro mais vendido no mundo. Só aqui no Brasil, segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, foram distribuídos 4,3 milhões de exemplares só no ano de 2001.
A Bíblia é maravilhosa e diferente dos demais livros por que, mesmo contendo muitos livros, escritos por diversos escritores e em épocas diferentes ainda assim e um só livro de um só autor Deus, ela nos relata a história da origem e do destino do homem. Originalmente, a Bíblia foi escrita em três línguas: Hebraico, Aramaico, e Grego. Ela contem: 66 livros, (39 no Antigo Testamento), e (27 no Novo Testamento), 1189 capítulos, com 31.173 versículos, mas forma um só livro.
DIVISÕES: A principal divisão da Bíblia é em 2 partes: Antigo e Novo Testamento. Antigo Testamento: ou antiga aliança, compreende, pois todo os escritos que se relacionam a história da aliança com Deus e o povo Judeu.
O Antigo Testamento contém 39 livros que são divididos em grupos:
I O PENTATEUCO: CINCO LIVROS
Gênesis. O livro das origens. A origem do Universo, do gênero humano, etc. Em grande parte é um registro histórico das origens do povo escolhido.
Êxodo. O cativeiro, a libertação, e as origens da história de Israel em seu caminho a Canaã, sob a liderança de Moisés.
Levitíco. O livro de leis acerca de moralidade, limpeza, alimento, etc. Ensina o acesso a Deus através de sacrifícios.
Números. O livro das peregrinações de Israel, o vaguear de quarenta anos pelo deserto. Deuteronômio. É uma repetição das leis dadas pouco antes da entrada de Israel em Canaã.
II. LIVROS HISTÓRICOS. DOZE LIVROS
Josué. É um registro da conquista de Canaã sob a liderança de Josué e da divisão da terra entre as doze tribos.
Juízes. É a história das seis servidões de Israel e das várias libertações da terra através dos quinze juízes.
Rute. É a bela história de Rute, uma ascendente de Davi e de Jesus Cristo.
1, 2 Samuel. É a história de Samuel, com as origens e os primeiros anos da monarquia em Israel sob os reinados de Saul e Davi.
1, 2 Reis. É a história das origens do reino de Israel é mais tarde do reino dividido. Aparecem as personalidades heróicas de Eliseu e Elias.
1, 2 Crônicas. Em grande parte é um registro dos reinados de Davi, Salomão, e dos reis de Judá até à época do cativeiro.
Esdras. É um registro do regresso dos judeus do cativeiro e da reconstrução do templo, com Neemias. É um relato da reconstrução dos muros de Jerusalém e do restabelecimento das ordenanças sagradas.
Ester. É a história da libertação dos judeus pela rainha Ester do complô de Hamã, e do estabelecimento da festa de Purim.
III LIVROS POÉTICOS. CINCO LIVROS
Jó. O problema do sofrimento, mostrando a maldade de satanás, a paciência de Jó, a vaidade da filosofia humana, a necessidade da sabedoria divina, e a libertação final do sofrimento.
Salmos. É uma coleção de cento e cinqüenta cânticos espirituais, poemas, e orações usados através dos séculos pelos judeus e pela Igreja para adoração e devoção.
Provérbios. É uma coleção de máximas e dissertações sobre sabedoria, temperança, justiça, etc.
Eclesiastes. São reflexões sobre a frivolidade da vida e nossos deveres e obrigações perante Deus.
O Cântico dos Cânticos. É um poema religioso que simboliza o amor mútuo entre Cristo e a Igreja.
IV LIVROS PROFÉTICOS. DEZESSETE LIVROS
Profetas maiores CINCO LIVROS
Isaías. O grande profeta da redenção, único em profecias messiânicas, mesclado com maldições pronunciadas sobre as nações pecadoras.
Jeremias. O profeta chorão. Viveu desde os tempos de Josias até o cativeiro. Tema principal; ao cativeiro e a restauração dos judeus.
Lamentações. São uma série de clamores lamentando as aflições de Israel.
Ezequiel. É um livro de impressionantes metáforas que descrevem claramente a triste condição do povo de Deus, e o caminho, a exaltação e a glória.
Daniel. É um livro de biografia pessoal e visões apocalípticas acerca dos acontecimentos da história secular e sagrada.
Profetas menores. DOZE LIVROS
Oséias. Foi contemporâneo de Isaías e Miquéias pensamento central: a apostasia de Israel caracterizada como adultério espiritual. O livro está cheio de impressionantes metáforas que descrevem os pecados do povo.
Joel. Foi um profeta de Judá. Tema principal: o arrependimento da nação e suas bênçãos; “O dia do Senhor” um tempo de juízos divinos pode ser transformado em um período de bênçãos.
Amós, o profeta pastor, foi um reformador valente, que denunciava o egoísmo e o pecado. O livro contem uma série de cinco visões.
Obadias. Tema principal: a condenação de Edom, e a libertação final de Israel.
Jonas. É a história do "missionário relutante a quem Deus ensinou, através de uma experiência amarga, a lição da obediência e a profundidade da misericórdia divina.
Miquéias. É o relato sombrio da condição moral de Israel e de Judá, mas é também a predição do estabelecimento do reino messiânico no qual prevalecera a justiça.
Naum. Tema principal: a destruição de Ninive. Deus promete libertar Judá da opressão assíria.
Habacuque. Foi escrito no período babilônico ou caldeu os mistérios da providência. Como pôde um Deus justo permitir que uma nação pecadora oprima a Israel?
Sofonias. Embora de tom sombrio e cheio de ameaças, termina numa visão da glória futura de Israel.
Ageu. Foi colega de Zacarias. Repreendeu o povo por negligenciar a construção do segundo templo, mas prometeu a volta da Glória de Deus quando o edifício estivesse concluído.
Zacarias. Contemporâneo de Ageu ajudou a animara os judeus a reconstruírem o templo. Teve uma série de oito visões e viu o triunfo final do Reino de Deus.
Malaquias. É uma descrição Gráfica dos últimos períodos da história do Antigo Testamento, que mostra a necessidade de reformas antes da vinda do Messias.
O Novo Testamento, ou nova aliança e a coletânea dos escritos concernentes a aliança estabelecida por Jesus Cristo com todos os povos. O Novo testamento contem: 27 livros que são divididos em grupos:
EVANGELHOS QUATRO LIVROS;
Mateus. Autor, um dos doze apóstolos. De estilo narrativo especialmente adaptado aos judeus, mostra que Jesus era o Rei e Messias das profecias hebraicas.
Marcos. Autor, João Marcos. É um registro pitoresco e breve que ressalta o poder sobrenatural de Cristo a natureza, as enfermidades e os demônios. Todo esse poder divino foi exercitado em beneficio do homem.
Lucas. Autor, "médico amado". É a biografia mais completa de Jesus como o filho do Homem, cheio de compaixão pelos pecadores e os pobres.
João. Autor, "o discípulo amado". A narração revela a Jesus como o Filho de Deus e registra seus mais profundos ensinos. Duas palavras, "fé" e “vida eterna, ressaltam através do livro”.
LIVRO HISTÓRICO UM LIVRO
Atos dos Apóstolos. Autor, Lucas. É uma continuação do Evangelho de Lucas. Tema principal: A origem e nascimento da Igreja primitiva, desde a ascensão de Cristo até o encarceramento de Paulo em Roma.
CARTAS PAULINAS TREZE LIVROS
Romanos. Dirigida aos cristãos de Roma. Parte (1), capítulos 1-11. É uma magistral exposição necessidade e da natureza do plano de salvação. Parte (2), capítulos 12-16. São, em grande parte, exortações acerca dos deveres espirituais, sociais e cívicos.
I Coríntios. Dirigida à Igreja de Corinto. Temas principais: a limpeza da Igreja de diversos males, e instruções doutrinárias.
II Coríntios. Temas principais: as características de um ministério apostólico e o reconhecimento do apostolado de Paulo.
Gálatas. Dirigida à Igreja da Galácia. Temas principais defesas da autoridade apostólica de Paulo e doutrina da justificação pela fé, com advertências contra falsos mestres e contra a volta ao judaísmo.
Efésios. Escrita à Igreja de Éfeso. É uma exposição do glorioso plano de salvação. Enfatiza especialmente ato de que foram derrubadas todas as barreiras entre judeus e gentios.
Filipenses. É uma carta de amor a Igreja de Filipos. Revela a intensa devoção do apóstolo a Cristo, sua feliz experiência na prisão, e seu profundo interesse em que a Igreja esteja firme na sã doutrina.
Colossenses. Escrita à Igreja de Colossos. Tema principal: a glória transcendente de Cristo como cabeça da Igreja, incentivando o abandono de todas as filosofias mundanas e do pecado.I Tessalonicenses. Escrita à Igreja de Tessalonica. Possui recomendações apostólicas, reminiscências, conselhos e exortações. Dá especial ênfase à esperança consoladora da futura vinda de Cristo.
II Tessalonicenses. É uma continuação da primeira carta. Escrita a fim de esclarecer à Igreja a doutrina da segunda vinda de Cristo e alertar os crentes acerca de distúrbios e desordens sociais.
I Timóteo. Conselhos a um pastor jovem concernente à sua conduta e atividades ministeriais.
II Timóteo. Foi a última carta de Paulo, escrita pouco antes da sua morte, a fim de instruir e aconselhar ao seu, "verdadeiro filho na fé".
Tito. É uma carta apostólica de aconselhamento e exortacões a um amigo de confiança, que era evangelista em um campo difícil. Dá ênfase especial à doutrina das boas obras.
Filemom. É uma carta particular a Filemom, pedindo-lhe que receba e perdoe a Onésimo, um escravo fugido.
CARTAS GERAIS OITO LIVROS .
Hebreus. Desconhece-se o seu escritor. Tema principal: a glória transcendente de Cristo e as bênçãos da nova dispensação, comparadas as do Antigo Testamento.
Tiago. Seu escritor foi possivelmente Tiago, o irmão do Senhor. Dirigida aos judeus dispersos, convertidos. Tema principal: a fé prática, manifestada em boas obras, em contraste com a simples profissão de fé.
I Pedro. É uma carta de ânimo, escrita pelo apóstolo Pedro aos santos dispersos por toda a Ásia Menor. Tema principal: o privilégio dos crentes em obter vitória nas provas, seguindo o exemplo de Cristo, e de viver vidas santas num mundo ímpio.
II Pedro. Em grande parte é uma advertência contra falsos mestres e zombadores.
I João. É uma profunda mensagem espiritual dirigida pelo apóstolo João às diversas classes de crentes na Igreja. Coloca grande ênfase no privilégio do conhecimento espiritual do crente, no dever do companheirismo e no amor fraternal.
II João. É uma breve mensagem de João acerca da verdade divina e do erro mundano. Dirigido "à dama escolhida e a seus filhos". Faz uma advertência contra a heresia e os falsos mestres.
III João. É uma carta apostólica de recomendação escrita a Gaio, a qual contém traços da personalidade de certos membros da igreja.
Judas. Seu escritor foi possivelmente o irmão de Tiago. Temas principais: exemplos históricos da apostasia e juízos divinos sobre os pecadores, com advertências contra os mestres imorais.
LIVRO PROFÉTICO UM LIVRO
Apocalipse. Escritor o apostolo João, temas importantes: é principalmente uma serie de visões apocalípticas acerca dos acontecimentos na história religiosa. Descreve um grande conflito moral entre os poderes divinos e satânicos, terminando com a vitória do Cordeiro. s primeiros escritos do Novo Testamento foram feitos entre 48 e 60 d.C, com as primeiras epistolas Paulinas e de Tiago.Os evangelhos foram escritos entre 60 e 100 d.C, o Novo Testamento foi escrito em Grego.
Maneiras Corretas de Estudar a Bíblia:
Conscientemente
Espiritualmente
Obedientemente
Metodicamente
Perseverantemente
Nossos deveres para com a Bíblia:
Ler: Ap 1:3
Examinar Jo 5:39
Amar: Dt 6:4-9, Sl 119:140
Confiar: Is 26:4
Obedecer: I Pe 4:17
Meditar: Js 1:8, Sl 1:2
Esconder: Sl 119:11
Os efeitos da Palavra Deus:
A Palavra vivifica Sl 119:23, 50, 154
A Palavra Revela I Sm 9:27, 10:6
A Palavra gera temor Ed 9:4
A Palavra sara Sl 107:20
A Palavra cria Sl 33:6
A Palavra vence Sl 18:30
A Palavra impede de pecar Sl 119:11
Sete propósitos da Bíblia:
Avisar: I Cor 10:11
Ensinar: Rm 15:4
Tornar sábio: II Tm 3:15
Produzir fé: Rm 10:17
Alegrar: Sl 119:103
Santificar: Jo 17:17
Testificar: Jo 5:39
 
Fonte: pesquisa na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário